RESPONSABILIDADE SÓCIOAMBIENTAL

A Construtora Santo Amaro Ltda. reconhece o impacto de suas atividades e percebe que a sua responsabilidade para com a comunidade deve abranger duas dimensões: social e ambiental. Mais do que isso, a Santo Amaro entende que a responsabilidade sócioambiental deve ser exercida através de um conjunto de ações dentro (nível interno) e fora (nível externo) dos seus canteiros de obra.

RESPONSABILIDADE SOCIAL

No que diz respeito ao nível interno da dimensão social, a Santo Amaro investe no desenvolvimento e bem-estar dos seus colaboradores através de programas de alfabetização nos canteiros de obra, palestras sobre segurança no trabalho, programas de vacinação nas obras, acompanhamento periódico de saúde, e realização de confraternizações para operários e familiares.

Já no nível externo da dimensão social, a Santo Amaro possui o Certificado de Empresa Amiga do Lar Beneficente Clara de Assis e têm recebido prêmios locais e nacionais pelo seu apoio contínuo a esta obra social. Em 2003, depois de concorrer com outros 161 trabalhos inscritos em todo o Brasil, a Santo Amaro recebeu da Amanco Brasil o "Prêmio Amanco por um Mundo Melhor" por ter coordenado a campanha para arrecadação de doações, o projeto e a construção da sede do Lar Clara de Assis. Em 2006 foi a vez de receber o “Prêmio da Construção na Categoria Responsabilidade Social” (Troféu Gerdau), concedido pela Gerdau e pelo Sinduscon-Ce pelo apoio dado ao Lar Clara de Assis desde a sua fundação.

RESPONSABILIDADE AMBIENTAL

Na dimensão ambiental, a Santo Amaro busca proativamente ir além dos requisitos da legislação ambiental local, realizando diferentes ações para reduzir os efeitos indesejáveis da sua atividade:

  • Saídas para o meio ambiente: diferentes medidas end-of-pipe são adotadas para reduzir a poluição visual e sonora das obras, para coletar seletivamente os resíduos sólidos, e para reduzir o impacto na rotina do entorno das obras;

  • Estrutura de produção: diferentes princípios e práticas da lean construction são adotados para evitar ou minimizar desperdícios no processo produtivo e, consequentemente, reduzir a pressão sobre os recursos naturais;

  • Ciclo de vida do produto: diferentes conceitos do green building são considerados logo na concepção dos empreendimentos, com o objetivo de reduzir os custos e os impactos da construção e posterior utilização dos edifícios.

 
Conheça esse empreendimento da Santo Amaro